Personalizando Prontuários Eletrônico

Buscando agilizar e facilitar o trabalho do profissional de saúde durante o atendimento do paciente, o QuarkClinic permite que o modelo do prontuário eletrônico seja configurado e reutilizado a cada atendimento. Essa configuração envolve desde dados que precisam ser preenchidos durante o atendimento, bem como perguntas a serem feitas aos pacientes.

Para configurar o modelo de prontuário eletrônico, o profissional de saúde deve realizar o login em profissional.quarkclinic.com.br e acessar o módulo Configurações, como mostrado na Figura 01.

Em seguida, selecione o item Prontuário e Atendimento (1) e a opção Prontuários (2), conforme ilustrado na Figura 02.

Feito isso, será exibida a listagem de prontuários cadastrados no sistema e para editar um prontuário é só apertar o botão “Editar” no canto superior direito, conforme a Figura 03 abaixo:

Logo após, será exibida a tela de configuração do prontuário dividida em Configurações Gerais, Seções Padrões e Seções Específicas.

Nas Configurações Gerais é possível realizar as seguintes configurações (Figura 04.1 e Figura 04.2):

  • Mostrar Confirmação ao Terminar Prontuário: selecione essa opção para determinar se deverá aparecer uma confirmação ao término do atendimento.

  • Enviar para pós-consulta Terminar Prontuário?: marque essa configuração caso deseje que ao final do atendimento seja exibida uma opção enviar o paciente a fila de pós-consulta.

  • Agendar ao Terminar Prontuário?: selecione essa opção caso deseje agendar a próxima consulta ao finalizar o atendimento.

  • Informar retorno disponível?: marque essa configuração caso deseje que ao final do atendimento seja exibida uma opção enviar o paciente a fila de pós-consulta com uma observação de que o paciente tem direito a retorno.

  • Prontuário Sigiloso?: selecione essa opção para determinar se os prontuários gerados só devem ser visualizados pelo próprio profissional. Caso não seja sigiloso, outros profissionais de saúde da mesma clínica poderão ter acesso.

  • Integração Memed?: marque essa opção para determinar se as prescrições devem ser feitas através do MEMED.

  • Template em PDF da prescrição (Memed): caso o profissional queira personalizar a prescrição Memed é possível anexar um .PDF da receita com apenas o Cabeçalho e o Rodapé. Lembrando que também é possível modificar a prescrição na própria janela do MEMED.

  • Assinatura Digital? (Memed): selecione essa opção para determinar se as prescrições (feitas através do MEMED) e os atestados serão assinadas digitalmente, utilizando certificado digital pessoal do profissional. Caso a opção não seja selecionada, os atestado deverão ser impressos e assinados a punho.

O sistema QuarkClinic também permite configurar as seções que serão exibidas durante o atendimento médico, no bloco de Seções Padrões, como mostrado na Figura 05. Essas seções são:

  • Anamnese: seção com os campos de queixa principal e história.

  • Exame: seção com campos para adicionar procedimentos da tabela CBHPM e realizar solicitação de exames.

  • Prescrição: seção com campos para adicionar produtos da tabela Brasíndice e cadastrar prescrições.

  • Atestado: seção com um campo texto para adicionar atestado.

  • Odontograma: seção com uma imagem de odontograma. Para saber mais sobre Odontograma confira o manual relacionado.

  • Sintomas: seção com uma imagem do corpo humano onde é possível fazer marcações e anotações. Para saber mais sobre Sintomas confira o manual relacionado.

  • Exames a Realizar: seção com exames a serem laudados.

Além das Seções Padrões, também é possível configurar uma seção com dados personalizados para adicionar ao seu prontuário. Para isso é só clicar na opção +Adicionar Seção, conforme mostrado na figura 06.

Em seguida será exibida uma nova aba para que seja adicionado o nome dessa seção, como mostrado na imagem abaixo (Figura 07).

Após clicar no botão Adicionar, você será direcionado para a tela de Editar Seção, onde poderá escolher quando essa aba deverá ser exibida no atendimento (Figura 08).


Em seguida, caso você deseje adicionar uma imagem personalizada no prontuário, selecione a opção Adicionar campo de imagem personalizadas? e informe se deseja diferenciar imagens de acordo com o sexo do paciente marcando a opção Diferenciar imagens por Sexo, como mostrado na Figura 09.

Depois disso, é só selecionar a imagem que você deseja utilizar clicando no botão Escolher arquivo (Figura 09).

Caso você deseje adicionar um campo em vez de uma imagem, é só clicar na opção + Adicionar Campo, como apresentado na Figura 10.

Logo depois você poderá informar o nome do campo e o tipo de campo desejado. Dentre os tipo de campos, você poderá selecionar uma das seguintes opções:

  • Lista de Sim/Não;

  • Refração;

  • Texto Curto;

  • Múltipla Escolha;

  • Tabela;

  • Verdadeiro ou Falso;

  • Texto Longo.

E após selecionar uma dessa opções, será exibida uma imagem abaixo mostrando um exemplo do campo selecionado.

Além disso, ao marcar a opção Carregar último valor é possível configurar para que seja possível visualizar o que foi preenchido neste campo durante o último atendimento.

E para finalizar a criação do campo selecione a opção Adicionar, conforme mostrado na Figura 11.

Após adicionar todos os campos desejados, clique no botão Salvar para finalizar o cadastro dessa seção personalizada (Figura 12).

Por fim, retorne a tela de configurações do prontuário e clique no botão Salvar (Figura 13) para concluir as alterações realizadas

Caso deseje entender melhor como funciona o cadastro de um Prontuário Eletrônico, acesso o manual específico clicando aqui.