Telemedicina

A telemedicina foi aprovada, em ofício, pelo Conselho Federal de Medicina no ano de 2020. Seguindo as diretrizes desta resolução, é possível realizar um  teleatendimento avulso, ou seja, sem vínculo com o agendamento do paciente, onde será possível preencher o prontuário eletrônico do paciente, que inclui informações como anamnese, exames, prescrição, atestados e anexos.

OBS: Para uso do módulo de telemedicina o Profissional de Saúde deve estar com seu número de CPF e Número de Registro no Conselho Profissional atualizados.

Para iniciar o teleatendimento de um paciente, o Profissional de Saúde deve logar no Profissional QuarkClinic e entrar no módulo Pacientes (Figura 01). 

 

Busque o paciente que deseja iniciar o teleatendimento pela barra de consultas, este pode ser procurado pelo o seu número de identificação no sistema (ID), pelo seu nome ou pelo seu CPF (número com ponto e traço). Se desejar, pode-se também procurar o paciente pela listagem (Figura Abaixo).

Selecionado o paciente, clique no “Telemedicina” (Figura Abaixo).

O sistema irá abrir uma nova tela, ilustrada na Figura Abaix,o onde será possível selecionar o meio (E-mail ou SMS) pelo qual podemos convidar o paciente para a videoconferência. Selecionado o meio e o contato, basta clicar em “Enviar”.

Após enviado o convite, a videoconferência terá início, como mostrado na Figura Abaixo. Maiores informações sobre o acesso do paciente a consulta podem ser encontradas no documento em anexo (Anexo 01 - Boas práticas para um atendimento de excelência na Telemedicina) .

Após estabelecida a conexão com o paciente, para iniciar o atendimento é só clicar no botão “Iniciar” (Figura Abaixo). Nesta tela, também é possível visualizar:

  • Histórico: visualizar histórico do paciente, que inclui informações de: Atributos, Agendamentos, Prontuários, Laudos/Exames e Atestados de Saúde Ocupacional (ASO).

  • Fotos: permite visualizar e anexar fotos e arquivos ao cadastro do paciente.

  • Fórmulas: cadastre fórmulas, como IMC, para uso durante o atendimento. Veja mais sobre Atributos em Personalizando Atributos do Paciente.

Na tela da Figura Abaixo, podemos observar o prontuário do Profissional de saúde. Este prontuário é personalizável, caso deseje saber mais sobre como personalizá-lo veja mais em Personalizando Prontuário Eletrônico.

No entanto, por padrão ele apresenta as seguintes seções:

  • ANAMNESE: Permite descrever uma queixa principal e a história do quadro clínico do paciente. Veja mais sobre o preenchimento da anamnese em Anamnese.

  • EXAME: Permite solicitar exames para o paciente, como por exemplo radiografias e hemograma. Veja mais sobre como solicitar exames em Adicionando Exames.

  • PRESCRIÇÃO: Realizar prescrições de medicamentos para os pacientes, inclusive integrando com a plataforma MEMED. Veja mais sobre como realizar prescrições em Gerando Prescrição.

  • ATESTADO: Permite emitir atestados para o paciente. Veja mais sobre a emissão de atestados em Gerando Atestado.

  • ODONTOGRAMA: Formulário utilizado nos atendimentos odontológicos, permitindo a descrição de da situação que se encontra cada elemento dentário.

  • SINTOMAS: Permite a descrição de sintomas em um mapa corporal.

  • EXAMES A REALIZAR: Caso o Profissional de Saúde seja também um médico Laudista, é possível laudar exames do paciente em atendimento nesta seção.

  • SEÇÕES PERSONALIZADAS: O QuarkClinic permite criar seções personalizadas dentro do seu prontuário, adequando-se às mais diversas especialidades médicas. Veja mais sobre como realizar personalizar seu prontuário em Personalizando Prontuário Eletrônico.

  • ANEXOS: Seção onde é possível anexar um arquivo ou imagem ao prontuário do paciente.

    • Os arquivos anexados não podem passar de 8mb.

Durante o atendimento do paciente é possível acessar o histórico de prontuários cadastrados, como ilustrado na Figura Abaixo.

Durante todo o atendimento é possível pausar ou cancelar o preenchimento do prontuário, basta clicar em “Pausar” ou “Cancelar” (Figura Abaixo). Atendimentos pausados terão as suas informações salvas, porém só estarão disponíveis no prontuário após o atendimento ser finalizado, em contraste, prontuários cancelados não terão as informações salvas no sistema.

Terminado o atendimento, basta encerrar a ligação e clicar em “Terminar” para encerrar o atendimento (Figura Abaixo).