Gerando Atestado

Nesta opção, é possível emitir atestados no momento do atendimento do paciente. Para saber mais sobre como iniciar o atendimento do paciente, acesse o manual Iniciando Atendimento.

Para emitir o atestado de um paciente, o Profissional de Saúde deve iniciar o atendimento do paciente e entrar na aba Atestado (Figura Abaixo).

Na tela ilustrada na Figura Abaixo, digite o texto desejado no quadro de edição de texto. Caso deseje, é possível adicionar uma doença ou problema relacionado à saúde de acordo com a sua Classificação Internacional de Doenças - CID 10.

Para agilizar o processo de emissão de atestados, existe a possibilidade de deixar modelos de atestados pré-cadastrados. Veja como realizar essa configuração através da opção Personalizando Modelos de Atestados. Caso existam modelos de atestados configurados no sistema, basta selecionar o modelo desejado na aba Atestados cadastrados (Figura Abaixo).

Conferidas as informações inseridas no atestado do paciente, clique em “Salvar”  (Figura Abaixo). Importante observar que apenas atestados salvos anteriormente poderão ser impressos ou assinados digitalmente.

Os atestados emitidos podem ser assinados de duas formas. A primeira é através do uso de Assinatura Digital (Veja mais sobre assinatura digital em Perguntas frequentes sobre assinatura digital). A segunda forma, é realizando a impressão do mesmo para ser assinado a punho pelo profissional de saúde.

O prontuário eletrônico apenas aceita uma das duas opções listadas acima, caso deseje alternar de uma configuração para a outra, faz-se necessário fazer a mudança nas configurações do prontuário do profissional de saúde. Veja mais sobre estas configurações em Personalizando Prontuários Eletrônicos.

Caso tenha optado por assinar digitalmente, após salvar o documento clique na opção “Assinar” (Figura Abaixo).

Como pode ser visto na Figura Abaixo, o próximo passo é preencher os dados de Usuário e Token fornecidos pela empresa certificadora. Feito isso, basta clicar em “Autenticar”.

Após autenticar, automaticamente será iniciado o download do atestado assinado digitalmente em formato .pdf. O destino de download do arquivo depende das configurações do navegador (Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Safari).

Caso tenha optado por assinar fisicamente, após salvar o documento clique na opção “Imprimir” (Figura Abaixo).

 

Caso desejado, o atendimento poderá prosseguir selecionando outras abas do prontuários eletrônico. O prontuário também pode encerrado clicando na opção “Salvar e Terminar” (Figura Abaixo).